top of page

Sessões Técnicas

ST1.jpg

1. Proposta de um novo índice de acidentes ferroviários conforme as condições de operação

João P. BUZZI; Yesid ASAFF

Neste trabalho será proposto um novo índice de segurança, a fim de retratar a real situação de segurança em que se encontram as concessionárias ferroviárias, que irá englobar outros parâmetros do que os presentemente utilizados, listados anteriormente e futuramente explanados.

ST2.jpg

2. Desgaste de aços austeníticos aplicados em jacaré de ponta fixa

Matheus A. MACIEL; Gustavo PRESTES; Paulo MACHADO

Este trabalho objetiva estudar o desgaste do jacaré em condições operacionais da via e de laboratório, ensaio tribológico pino-disco. Análises macro e micrográficas foram realizadas para identificação dos defeitos presentes nas superfícies e a caracterização mecânica de microdureza foi realizada no perfil transversal das amostras para identificar o valor máximo de microdureza na subsuperfície e a profundidade de endurecimento gerada pelas solicitações mecânicas do contato jacaré-rodeiro (via) e pino-disco (laboratório).

ST4.jpg

3. Cenário do transporte ferroviário de cargas

Pablo R. SGROTT ; Elisete S. S. ZAGHENI

O modo ferroviário de cargas se mostra importante para muitos países, principalmente no que se refere a economia dos mesmos, sendo cada vez mais relevante no mundo todo. O Brasil apesar de uma malha aquém do ideal em comparação com outros países, possui uma grande movimentação de carga. O presente trabalho irá analisar o cenário do transporte ferroviário de cargas a partir de um levantamento bibliográfico e identificar avanços e tendências voltados ao tema.

ST3.jpg

4. Estudo do desgaste dos insertos utilizados na fresagem de rodas ferroviárias

Thiago J. P. MENDES; Richard C. ESTEVES; Philipe PACHECO

Neste trabalho foram coletados, insertos utilizados na fresagem de rodas na oficina da MRS Logística S.A. de Santos Dumont, para diferentes números de passes. A classificação dos desgastes e avarias foram realizadas por um sistema de captura de imagem composto por um Microscópio Digital ISM-PM200S INSIZE e o software ISM-Pro. Bem como a medição dos desgastes de flanco (VBmáx).

ST5.jpg

5. Influência do tipo de válvula de controle no tempo de frenagem de vagões

Leonardo H. PIANESSO; Alexandre MIKOWSKI

Esse trabalho objetiva simular e analisar diferentes operações de frenagem ferroviárias (operação mínima, total e de emergência) com variações de quantidade de vagões nas composições de 50 a 200, utilizando o simulador Train-Dynamics Systems 5000 (TDS) da New York Air Brake e as válvulas de controle AB, ABD e ABDX, produzidas pela Westinghouse Air Brake Company (WABCO). 

ST6.jpg

6. Estudo da avaliação da disponibilidade de elementos da via permanente da Estrada de Ferro Carajás

Felipe A. M. DA SILVA

A proposta de trabalho foi explorar e aplicar os conceitos de disponibilidade para ferrovias. Os objetivos foram, após o recebimento dos dados de manutenção da ferrovia , realizar a caracterização dos tempos relativos à disponibilidade e dos elementos fonte da pane em cada ocorrência, e o calculo da disponibilidade através das somas e das médias aritméticas dos tempos médios entre falhas (TMEF), dos tempos médios para reparo (TMPR) e trem hora parado (THP), os resultados serão dados por elemento da via permanente.

ST7.jpg

7. Eficiência logística e crescimento econômico – uma abordagem quantitativa

Charles L. RIBEIRO; João P. A. KAILI; Philipe PACHECO; Débora M. KIRCHMAIR

Este artigo tem como objetivo discutir os impactos do desenvolvimento logístico na eficiência logística e no crescimento econômico dos países. Esses impactos foram analisados em termos de: infraestrutura logística, rede ferroviária/1000km^2  e o volume de mercadorias transportadas por via férrea.

ST8.jpg

8. Análise Numérica do Ângulo de Injeção de Combustível nos Parâmetros de Operação de um Motor a Diesel Tipo Ferroviário

John A. H. JUNIOR; Leonel R. CANCINO

O objetivo deste trabalho é analisar, numericamente, a resposta em termos de potência, torque, consumo e emissões de um motor de ignição por compressão com características geométricas e operacionais similares aos sistemas atuais utilizados em locomotivas, aplicando diferentes ângulos de injeção (153 °, 160 ° e 167 °) em uma mesma cavidade de pistão;  por meio de técnicas de simulação de Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD).

ST9.jpg

9. Método MLE para geração de curvas de fadiga em pontes ferroviárias

Maria Rafaela B. de M. RIBEIRO; Ritermayer M. TEIXEIRA; José Antônio F. SANTIAGO

O presente trabalho tem como objetivo aplicar abordagens probabilísticas para geração de curvas S-N de resistência a fadiga (modelos S-N-p), adotando o Método da Máxima Verossimilhança, comparando os resultados por meio dos processos adotados em algoritmos de otimização.

ST10.jpg

10. Descarte irregular de resíduos sólidos na linha férrea em um trecho urbano da cidade de Santos Dumont (MG)

Amanda A. CARVALHO; Fernando CANESCHI 

Este trabalho avaliou um trecho urbano de uma ferrovia, observando o descarte irregular de resíduos ao longo do trecho. Após a coleta e análise dos dados percebeu-se que a deposição ocorre principalmente nas proximidades das passagens em nível.

ST11.jpg

11. Análise estrutural de um vagão graneleiro em compósitos

Estevão M. COSTA; Gabriel B. DUTRA

O objetivo principal deste trabalho foi analisar estruturalmente possíveis arranjos estruturais de caixas de vagões graneleiros fabricados em materiais compósitos. Também foi discutido custos em matéria-prima de uma eventual caixa de vagão em materiais compósitos. Desta forma, este trabalho se posiciona como um pré-projeto para iniciar um eventual projeto de um novo produto que é uma caixa  de vagão graneleiro em materiais compósitos.

ST12.jpg

12. Efeito do resfriamento controlado na microestrutura e propriedade mecânica de solda elétrica de trilho ferroviário

Janaína R. S. DA SILVA; Paulo MACHADO

O presente trabalho realiza uma abordagem conceitual a respeito das alterações microestruturais e de propriedades mecânicas em Zonas Afetadas pelo Calor - ZAC em trilhos submetidos ao processo de soldagem por centelhamento (Flash Butt Welding - FBW).

roda-2-183x200.jpg

13. Evolução das rodas forjadas no transporte havy haul

Domingos J. MINICUCCCI

O trabalho aborda a evolução da carga por eixo no transporte de carga na modalidade “heavy haul”, carga acima de 30 Tons/eixo, e suas consequências nas rodas ferroviárias como o desenvolvimento de “shelling”. Aspectos como a evolução do design da roda forjada, com geometrias que reduzem as tensões de serviço modeladas em elementos finitos, são abordados.

unnamed.png

14. Implantação da gestão de atrito na Estrada de Ferro Carajás (EFC)

Eric PRETTI; Felipe SIMÕES; Bras OLIVEIRA

Este trabalho apresenta a implantação da gestão de atrito na Estrada de Ferro Carajás, em busca da otimização do contato roda-trilho. Foram instalados modificadores de atrito em topo de boleto (TOR – Top Of Rail) nas regiões com maior esforço de tração, diminuindo o desgaste e a formação de defeitos por fadiga de contato (RCF – Rolling Contact Fatigue) nos trilhos e rodas ferroviárias.

bottom of page