top of page

ABERTURA DO I CONEFER

​

Palestra Magistral

Railway Engineering of Shinkansen

Para melhor visualização, acessar diretamente a palestra no Youtube

  • YouTube

Resumo da palestra

Inteiramente privatizadas, as linhas de metrô e trem no Japão são conhecidas pela pontualidade e segurança. Com quase trinta mil quilômetros de extensão, a malha ferroviária japonesa está entre as quinze maiores do mundo.

Atualmente, nesse meio de transporte destacam-se os chamados Shinkansen (em japonês, “trens-bala”). Inaugurado em outubro de 1964, o primeiro trem dessa categoria atingia 200 km/h e hoje é capaz de operar em velocidades de 320 km/h, realizando o percurso de Tóquio a Osaka (504 quilômetros) em menos de duas horas. A prioridade das companhias que possuem esse modelo de trem é a expansão da linha férrea e o desenvolvimento de tecnologias para aperfeiçoá-la. Um desses projetos é conhecido como Maglev. Nele, uma força magnética é usada para levitar o veículo que será impulsionado por motores lineares. Isso oferece um potencial para velocidades ainda maiores, visto que o atrito (entre o trem e o trilho) e suas vibrações são anuladas. Alguns testes da tecnologia se mostraram satisfatórios: o trem atingiu 500 km/h. A programação é que ele seja colocado em circulação até 2027, fazendo um trajeto de 286 quilômetros em apenas 40 minutos.

Palestrante

WhatsApp%20Image%202020-09-20%20at%2009.

Soichiro Manabe

Diretor da GUMI Brasil e Diretor de Gestão de Negócios Internacionais da West Japan Railway Company JRW.

Graduado em Administração de Negocias pela Kobe University em 2004. Iniciou sua carreira em 2005 na West Japan Railway Company (JRW) como maquinista do trem bala do Japão , o Shinkansen. Em 2006 passou a ser Controlador do mesmo, chegando a Coordenador de Planejamento corporativo da JRW em 2103. Desde 2018 é Diretor de Negócios Internacionais da JRW. Atualmente ocupa o cargo de Diretor da Gumi Brasil

e Diretor de negócios ferroviários da SuperVia.

bottom of page